RELEASE
A Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE) realizará nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2017, em sua sede social à Alameda Cândido Marciano Leite, 88, Vila Bethania, nesta cidade, o V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação.
O dia de abertura, 01 de junho (quinta-feira), está reservado para homenagens a escritores, jornalistas e personalidades de destaque das áreas de Aeronáutica e Espaço.
Homenagens
Os profissionais da Imprensa de Aviação que serão homenageados são:
- Juca Fernandes, piloto privado, jornalista e editor da revista Frequência Livre, publicação que está celebrando 16 anos no mercado;
- Mário B. M. Vinagre, jornalista, fotógrafo e escritor com dois livros publicados;
- José Leandro Casella, pesquisador, jornalista, fotógrafo e escritor;
- Rudnei Dias da Cunha, professor da UFRGS, pesquisador, fotógrafo e escritor com quatro livros publicados em parceria com José Leandro Casella.
As personalidades da Indústria Aeronáutica que serão homenageadas são:
- José Carlos de Sousa Reis, engenheiro aeronáutico do ITA (Turma de 1957), com estágio na França nas empresas Breguet Aviation e Avions Max Holste, ex projetista e sócio minoritário da Aeronáutica Neiva Ltda. Desenhou o monomotor a pistão de dois lugares denominado Falcão, cuja construção iniciara em sua casa em Botucatu. Mudou-se para São José dos Campos e fundou então a Avibrás, tendo como sócios alguns colegas do ITA, entre eles Guido Pessotti (Turma de 1960), Olympio Sambatti (Turma de 1958) e João Verdi (Turma de 1958),para fabricar em série o Falcão. Desligou-se da Avibrás e junto com o também iteano Carlos Gonçalves (Turma de 1960) foi sócio fundador da Aerotec, sendo responsável pelo projeto do treinador primário A122/T-23 Uirapuru, que posteriormente foi encomendado pela FAB para instrução primária na Academia da Força Aérea. Vendeu sua participação na Aerotec e voltou a trabalhar no CTA, de lá passando para a recém-criada Embraer. Foi um dos pioneiros da Empresa, sua chapa tinha o número 15, onde ocupou vários cargos, incluindo os de gerente do Departamento Técnico, do Programa AMX e do setor de Materiais Compostos. Aposentou-se na Embraer, aos 60 anos, devido a problemas de saúde.
- Satoshi Yokota, engenheiro eletrônico doITA (Turma de 1964). Pesquisador no Departamento de Eletrônica do IPD/CTA, engenheiro da Paraense Transportes Aéreos, de Belém, e professor de Engenharia Eletrônica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Pará. Na Embraer, onde ingressou em 1970, ocupou vários cargos de chefia, gerência e diretoria vice-presidência nas áreas de Sistemas Eletrônicos, Ensaios em Voo, Programas (EMB-145), Engenharia, Suprimentos e Produção. Responsável pelo lançamento do jato executivo Legacy e dos jatos de transporte da família Embraer 170/190. Diretor Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Desenvolvimento, proporcionou o acesso da Embraer ao mercado de jatos leves com os Phenom 100 e 300. Aposentou-se em 2008 como Vice-Presidente Executivo de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Tecnológico, respondendo pelo desenvolvimento tecnológico, concepção de novos produtos, estratégias corporativas e políticas de meio ambiente da empresa. Foi membro de Conselho de Administração da Embraer, da Jacto Máquinas Agrícolas e da Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos. Atualmente é membro doConselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), e do Conselho Diretor da Fundação Casimiro Montenegro Filho.
As personalidades do setor Espacial que serão homenageadas são:
- Jayme Boscov formou-se em engenharia aeronáutica no ITA em 1959, seguindo imediatamente para a França, como bolsista, onde trabalhou na divisão de Engenhos Espaciais e Estudos Avançados daSociété Nationale d’Études et de Construction de Moteurs d’Aviation(SNECMA). Participou ativamente do programa de foguetes lançadores franceses até 1967 e fez parte de uma das equipes que trabalhou no desenvolvimento do avião supersônico de transporte de passageiros Concorde. Em 1969 retornou ao Brasil para sedimentar o programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Foguetes, em fase inicial, na época, no Instituto de Atividades Espaciais (IAE) do Centro Técnico da Aeronáutica (CTA). Formou e liderou a divisão de Projetos de Foguetes, onde permaneceu por 22 anos, nesse período tendo desenvolvido com sua equipe os foguetes de sondagem Sonda III, Sonda IV e o Veículo Lançador de Satélites (VLS). Foi responsável pelo Programa Espacial Brasileiro de 1969 a 1996, tendo coordenado programas de cooperação internacional na área de lançadores com organizações da França e da Alemanha, o que possibilitou a formação de recursos humanos em mecânica orbital, o desenvolvimento de antenas para lançadores, os procedimentos para recuperação de cargas úteis no mar e o gerenciamento de grandes projetos espaciais. Aposentou-se em 1995, passando a prestar serviços para a Agência Espacial Brasileira (AEB), onde atuou até 1998.
- Fernando de Mendonça é ex-oficial aviador da FAB, formado em engenharia eletrônica no ITA, em 1958, com menção “summa cum laude”. No mesmo ano, junto com um colega de classe, obtém o prêmio máximo da Shell Brasil por planejar e construir o equipamento Minitrack Mark II, destinado a fazer rastreamento de satélites artificiais. Em 1959, obtém bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para realizar curso na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Seus estudos experimentais do Curso de Doutorado, realizados no Laboratório de Radiociência de Stanford, foram conduzidos com o apoio da National Aeronautics and Space Administration (NASA). Conclui o curso no tempo mínimo de três anos, em 1962, recebendo o título de PhD no campo da Radiociência, com menção especial do Comitê de Estudos de Pós-Graduação daquela Universidade. Durante esse período, representou a Comissão Nacional de Aeronáutica e Espaço (CNAE), nos Estados Unidos, preparando o Programa de Pesquisa Científica da mesma. De volta ao Brasil, auxiliou o Estado Maior da Força Aérea Brasileira na criação de um grupo de estudos e projetos especiais, que resultou na construção do Centro de Lançamento de Foguetes de Barreira do Inferno, em Natal, no RN. Conseguiu junto à NASA todo o equipamento necessário para tornar operacional aquele Centro, além do treinamento de um grupo de pesquisadores brasileiros em física espacial nos laboratórios da agência espacial americana. Em 1966, concretiza a expansão de projetos e novos programas de cooperação nos Estados Unidos (Granada, Poeira, Exametnet, Neutron, Aerobee) e na Alemanha (testes do satélite alemão). No mesmo ano, coordena as atividades no Brasil de observação do eclipse total solar ocorrido em 12 de novembro, que contou com a participação de 500 quinhentos cientistas brasileiros e estrangeiros. Foi diretor Científico da CNAE, embrião do Instituto Nacional de Atividades Espaciais (INPE), tendo participado de todas as etapas de sua criação, desde obras físicas à busca de pesquisadores interessados em trabalhar no emergente Programa Espacial Brasileiro, e Diretor-Geral do INPE desde sua criação até 1976. Ao deixar o INPE, foi Diretor-Executivo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), tendo dirigido a formação de centenas de doutores na Alemanha para o Programa Nuclear Brasileiro. Desde 1983, atua no setor privado na área de telecomunicações via satélite e de representações no setor espacial.
Obs.: Os escritores, jornalistas e editoras participantes do Evento terão estandes onde poderão interagir com o público visitante e comercializar suas obras.
Programação dos painéis
PAINEL
TEMA:As mulheres no setor aeroespacial.
Dia 02/06 (sexta-feira) – das 14h às 15h30
Mediador:Fernando Francisco – Apresentador de TV
Painelistas:
- Mariana Luz – diretora superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa
- Solange Galante – jornalista de aviação
- Luciana Carpena Medeiros – comandante da Azul Linhas Aéreas e diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas
- Eng. Thaís Franchi Cruz – engenheira de aeronáutica de ensaios em voo DCTA/IFI
- Thelma Krug – doutora de estatística espacial no INPE
- Marina Ribeiro – bacharel em aviação civil e estudante do curso de piloto privado
Mesa-Redonda com Escritores
TEMA:Produção e comercialização de livros no Brasil.
Dia 02/06 (sexta-feira) – das 16h30 às 18h
Mediador:Claudius D’Artagnan C. Barros – diretor da PROPAR Sistemas da Qualidade
Participantes:
- Ozires Silva – reitor da Unimonte e presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação
- Edvaldo Pereira – professor na USP e diretor do curso de pós-Graduação em jornalismo literário
- Carlos Daróz – oficial de artilharia do Exército Brasileiro, historiador, professor e pesquisador
- Leandro Casella – pesquisador, jornalista, fotógrafo e escritor de aviação
- Rudnei Dias da Cunha – professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador, fotógrafo e escritor de aviação
- Gustavo Bianchini – sócio diretor da Editora Bianchi
Palestra
TEMA:A exploração espacial – aplicabilidade, satélites e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil
Dia 03/06 (sábado) – das 10h às 11h
Palestrante: Dra. Leila Maria Garcia Fonseca – coordenadora-geral de observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Painéis
TEMA:Vants e drones, inserção no espaço aéreo, regulamentação e formação de pilotos, importância e ética na aplicabilidade.
Dia 03/06 (sábado) – das 11h30 às 13h
Mediador:Cláudio Passos Simão – engenheiro aeronáutico
Painelistas:
- Dimas Douglas Tomelin – diretor de Inteligência de Mercado da Embraer
- Nei Brasil – CEO da FT Sistemas
- Diego de Matos Monteiro – professor dos cursos de pós-graduação e graduação na ETEP Faculdades
- Horácio Aragonez Forjaz – conselheiro SAE Brasil
- Ailton José de Oliveira Jr e Rafael Gasparini – ANAC
______
TEMA:Pilares do desenvolvimento aeronáutico: Indústria, ensaios em voo, certificação, investigação e experiências da aviação comercial.
Dia 03/06 (sábado) – das 14h30 às 16h
Mediador:Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. – DCTA/ITA
Painelistas:
- Luiz Otávio Cristo Cabral – Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC)
- Av. César Augusto O’Donnel Alván – diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
- Av. Roberto Fernandes Alves – vice-chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
- Celso Braga de Mendonça – engenheiro de aeronáutica, ITA
- Eng. João Otávio Falcão Arantes, M.C. – engenheiro de aeronáutica, ITA – IFI
Os escritores, jornalistas, editoras e pessoas interessadas em participar das diversas atividades previstas poderão fazer inscrições, gratuitas, diretamente no site www.culturaaeroespacial.com.br.