Início » Guido Pessotti – Mestre do Design Aeronáutico
Sobre Guido Pessotti
Guido Fontegalant Pessotti manifestou interesse por aviação desde a infância e na juventude ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde concretizou o sonho de se tornar engenheiro aeronáutico.
No ITA, trabalhou no desenvolvimento e fabricação do rebocador Panelinha e do planador de alto desempenho Urupema e, no Departamento de Aeronaves (PAR), do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), do então Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), no desenvolvimento do turboélice de transporte Bandeirante e do avião agrícola Ipanema.
Com a criação da Embraer, em 1969, assumiu o posto de Diretor Técnico da empresa, onde liderou o desenvolvimento de diversas versões do EM-110 Bandeirante e dos programas EMB-121 Xingu, EMB-312 Tucano, EMB-120 Brasília, CBA-123 Vector, AMX (parte brasileira) e EMB-145.
Sua contribuição ao desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira foi imensurável e a excelência dos produtos criados sob sua gestão tornou a Embraer conhecida mundialmente.
Após deixar a Embraer, em julho de 1991, voltou a dar aulas no ITA e depois passou dez anos no exterior, dando assessoria a diversas empresas nas áreas de Engenharia e Projeto Aeronáutico.
Guido Pessotti é reconhecido como um dos grandes projetistas aeronáuticos de todos os tempos. Além de sua atividade de projetista, foi destacado piloto de planadores, tendo sido campeão brasileiro na categoria e também o primeiro piloto de planadores no Brasil a conquistar o Brevê de Ouro com Três Diamantes.
Em 1974, Guido recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Santos Dumont, outorgada pelo Ministério da Aeronáutica por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira e, em 1986, o título de Eminente Engenheiro do Ano, concedido pelo Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo.
- Aviação
- Somos Editora