Nos dias 12 e 13 de agosto de 2016 aconteceu o IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação: Fomento à Cultura Aeroespacial, em São José dos Campos. Durante o evento, foram realizados lançamentos de livros, palestras e painéis com renomados profissionais do setor aeroespacial.
Entre os temas debatidos no Encontro o destaque ficou para o futuro da aviação, a indústria aeroespacial brasileira, a aviação certificada e experimental e o programa espacial. O evento teve a presença 23 escritores e jornalistas, que expuseram suas obras e conversaram com o público, além da participação especial do engenheiro Ozires Silva, Leonel Perondi (Inpe), Walter Bartels (AIAB), do professor Donizeti de Andrade (ITA) e do comandante Gúnar Armin Halboth da UFMG, além de muitos outros profissionais do setor.
A quarta edição do Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação também contou com a participação do comandante Gúnar Armin Halboth e do estudante André Lefévre Goldenstein, que expuseram sobre o projeto da Aeronave Anequim, o avião atingiu 521 km/h e bateu cinco recordes mundiais de velocidade em sua categoria. Gúnar é piloto de linha aérea e de acrobacias aéreas com três títulos nacionais. André integrou a equipe que desenvolveu o avião no Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), sob coordenação do professor Paulo Iscold.
Homenagem
Um dos principais objetivos do evento é incentivar a preservação da história da aviação brasileira, promover a cultura aeroespacial e homenagear escritores, jornalistas e personalidades que contribuem com o setor. Em 2016, os homenageados foram o engenheiro Ernesto Klotzel, decano dos jornalistas de aviação brasileiros; o publisher Carlos Lorch, fundador da Revista Força Aérea, publicação que está celebrando 20 anos no mercado; o Major-Brigadeiro do Ar Hugo de Oliveira Piva, pioneiro do programa espacial brasileiro, responsável, a partir de 1968, por nortear o desenvolvimento de foguetes de sondagem e de lançamento de satélites no Centro Técnico da Aeronáutica, e o Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson de Souza Taveira, que ao longo de sua carreira na Força Aérea Brasileira teve papel relevante nas atividades de ensaios em voo e no desenvolvimento da indústria aeronáutica nacional. O comandante Luiz Carlos Rodrigues será homenageado pela ANAC por sua contribuição como piloto de ensaios em voo, por mais de 10 anos, na Agência Nacional de Aviação Civil.