Por Roberto Caiafa
Do Portal Tecnologia&Defesa
Na noite desta sexta-feira, 19 de outubro de 2018, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realiza evento comemorativo sobre os 50 anos do primeiro voo da aeronave YC-95 FAB 2130, o primeiro protótipo do Bandeirante.
Um marco na aviação brasileira
O primeiro avião brasileiro, o YC-95 Bandeirante, é um dos mais marcantes para a história da aeronáutica brasileira.
O primeiro voo aconteceu no dia 28 de outubro de 1968 após 110 mil horas de trabalho que contou com o trabalho de cerca de 300 pessoas ao longo de três anos e quatro meses.
No ano seguinte, a Embraer seria criada para fabricar a aeronave em linha de produção. O primeiro cliente seria a Força Aérea Brasileira (FAB) com a aquisição de 80 unidades.
Nos anos seguintes, a Força Aérea do Uruguai tornou-se o primeiro cliente no exterior.
A Embraer produziria um total de 498 unidades, em 16 versões diferentes. Foi o começo do desenvolvimento e sucesso da indústria aeroespacial brasileira.
Um dos homenageados na noite dedicada aos pioneiros é o “Senhor das Armas” de T&D, o escritor e consultor Ronaldo Olive.
Olive é o mais antigo integrante do quadro de profissionais de Tecnologia & Defesa, tendo suas matérias publicadas na revista desde o número 1.
Escritor e jornalista brasileiro com uma longa e profícua carreira a partir da década de 1960, o niteroiense de 76 anos especializou-se em assuntos como aviação, temas militares, Law Enforcement e armas de fogo, com artigos publicados em periódicos locais e internacionais (Reino Unido, Suíça e EUA).
Sua vasta experiência fez dele um palestrante convidado frequente e instrutor nas forças armadas e policiais do Brasil.