Skip to main content
EscritoresHistóriaNotícias

Livro retrata a vida de Carlos Gonçalves, engenheiro que idealizou o avião Uirapuru

“Muitos beberam da fonte que ele abriu com as próprias mãos e, até hoje, brasileiros saciam a sede nesse vertedouro de ideias”

Rita Elisa Seda, escritora

 


“O Sonho tem Asas – o visionário Carlos Gonçalves”, biografia de um dos pioneiros da indústria aeronáutica brasileira, será lançado durante o VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas, que acontece neste sábado (20), junto com o Portões Abertos do DCTA 2018, das 9h às 17h.

O livro escrito por Rita Elisa Seda e por dona Vilma Carneiro Gonçalves, viúva do engenheiro Carlos Gonçalves, foi publicado pela JACursino Editores, de São José dos Campos.

Formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Carlos  Gonçalves foi cofundador da Aerotec, primeira empresa brasileira a exportar aviões. A fábrica fundada em 1962 tinha como carro-chefe o T-23 Uirapuru, que fez seu primeiro voo em 1965 em São José dos  Campos.

Carlos Gonçalves, reprodução do livro O Sonho tem Asas, de Rita Elisa Seda e Vilma Gonçalves. Carlos foi o cofundador da Aerotec e idealizador do avião Uirapuru

 

“Batizei o livro com o título ‘O Sonho tem Asas – o visionário Carlos Gonçalves’ porque, ao pesquisar a vida desse maravilhoso engenheiro formado pelo ITA, fiquei ciente da grande capacitação dele para realizar um sonho de criança, voar”, disse Rita Elisa, que foi convidada pela JACursino Editores para escrever essa biografia.

Dona Vilma, idealizadora do projeto, colaborou com a pesquisa biográfica fornecendo reportagens, anotações e  farto material iconográfico do seu arquivo pessoal; e ainda escreveu um capítulo sobre a Sociedade Holística Humanitária, instituição filantrópica que atende pessoas com deficiência criada em 1991.

“A vida do engenheiro Carlos Gonçalves nos norteia para o reconhecimento da intelectualidade puramente brasileira que foi capaz de projetar aviões, produzi-los em série e exportá-los para países sul americanos”, diz Rita.

Com 17 títulos publicados, a biógrafa, pesquisadora e genealogista Rita Elisa Sêda é membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes (AVLA); da União Brasileira de Escritores (UBE); da Confederação Brasileira de Letras e Artes (CONBLA), e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico do Grande ABC (IHGG).

Rita Elisa Seda e Vilma Gonçalves farão o lançamento do livro durante o VI Encontro da Cultura Aeroespacial  e estarão à disposição dos leitores para um bate-papo e sessão de autógrafos das 9h às 12h, mas os exemplares da obra ficarão expostos para venda até as 17h.

Encontro da Cultura Aeroespacial

O VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas de Aviação tem entrada gratuita e será realizado junto com o Portões Abertos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). O acesso é pelo Avenida Brigadeiro Faria Lima, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos.

Nesta sexta edição, o Encontro da Cultura Aeroespacial tem como tema principal os 50 anos do primeiro voo do protótipo do Bandeirante, avião que deu origem à Embraer. O coronel Ozires Silva, líder do projeto, e outros profissionais pioneiros que participaram do desenvolvimento do primeiro avião brasileiro serão homenageados.

Os visitantes do VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas de Aviação também poderão aproveitar a  programação do Portões Abertos do DCTA, que shows aéreos com a Esquadrilha da Fumaça, exposições de aeronaves, food truck e muito mais.

Serviço

VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas
Onde: Junto com o Portões Abertos do DCTA 2018, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos
Quando: 20 de outubro, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Informações: Portal Cultura Aeroespacial
Informações: (12) 3322-9113, 3322-9114 e 98191-5888
                         imprensa.culturaaeroespacial@gmail.com