sem categoria

PALESTRA: Projeto da Aeronave Anequim – UFMG

By 6 de agosto de 2016 No Comments

O avião esportivo Anequim pesa 330 quilos e foi projetado por estudantes do Centro de Estudos Aeronáuticos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a supervisão do professor de engenharia aeronáutica Paulo Henriques Iscold, daquela instituição. Cerca de 30 alunos se envolveram no desenvolvimento da aeronave e alguns aproveitaram o projeto como tema para dissertação de mestrado ou trabalho de graduação. O Anequim bateu cinco recordes mundiais de velocidade entre aviões de até 500 quilos, atingindo a marca dos 521 km/h.

Palestrantes:

Cmte. Gunar Armin Halboth (piloto do Anequim)

Cmte Gunar

49 anos de idade, cerca de 15.000 horas de voo, tirou licença de piloto de planador aos 16 anos e hoje é piloto de linha aérea e instrutor de avião, piloto comercial e instrutor de helicóptero. Já voou em diversas empresas aéreas no Brasil, China e na Inglaterra. Voou mais de uma dezena de diferentes jatos de pequeno, médio e grande porte, inclusive da Embraer (ainda qualificado). Foi campeão brasileiro de acrobacias aéreas em duas oportunidades na categoria avançada e uma vez na geral. Possui 9 recordes mundiais de velocidade (5 em fase final de homologação) respectivamente 4 no CEA 308 e 5 no CEA 311 Anequim.

André Lefèvre Goldenstein (estudante da UFMG)

Andre_2

André Goldenstein, 24, está cursando o 5º ano de Engenharia Aeroespacial na UFMG. Estagiou na EMBRAER na fase 3 do PEE 23 e agora em anteprojetos. No Projeto Anequim participou das etapas finais de construção e atuou como equipe de solo durante os ensaios em voo e os recordes da aeronave. Ainda no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG atuou em outros projetos como a otimização de trajetória e modificações em aeronave que venceu o campeonato de corrida aérea da Red Bull Air Race. Além de estudante de engenharia, detém as licenças PC, Multimotor e IFR de aviões, voa planadores e atua esporadicamente como copiloto de um jato Cessna CJ2.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.