sem categoria

Painel: Sistemas Aeroespaciais Embarcados: desafios

By 2 de agosto de 2016 No Comments

Neste painel, mediado pelo Dr. Leonel Fernando Perondi, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),  será apresentado um panorama da chamada Economia do Espaço. O setor aeroespacial em nível global apresenta as características de um setor econômico emergente, que vem se formando a partir das aplicações de sistemas aeroespaciais, as quais, certamente, vão muito além da área de telecomunicações, abrangendo as aplicações em georeferenciamento, sensoriamento remoto e meteorologia. E, também, a qualidade e a segurança em lançamentos espaciais, além dos desafios do programa espacial brasileiro.

Participação os painelistas: Shirley Marciano – Jornalista especializada do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), Eng. Mário Niwa – do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Eng. Carlos de Oliveira Lino

Mediador: Dr. Leonel Fernando Perondi

Perondi

Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo INPE e doutor em Física Teórica pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Natural de Caxias do Sul (RS), ingressou no INPE em 1981 para atuar na área de materiais e sensores. Até 1989, desenvolveu trabalhos em teoria de dispositivos fotovoltaicos, projeto e fabricação de painéis solares e qualificação de fornecedores para a área espacial.

Painelista: Shirley Marciano

 Shirley02

Natural de São José dos Campos (SP). Graduada em dezembro de 2005 pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Desde de 2012 é assessora de imprensa e repórter do Jornal do SindCT que trata de assuntos de Ciência e Tecnologia, em especial, sobre o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Editora responsável na Rádio CT e pelo blog que repercute assuntos de outras mídias sobre Ciência, Tecnologia e Espaço e também por matérias autorais. Atuou como assessora na Petrobras de São José dos Campos (SP), Manaus (AM) e Ipojuca (PE). Editora responsável pelo Jornal do Povo de São José dos Campos (SP) e Assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Painelista: Eng. Mário Niwa

Niwa

Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre e doutor em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Tóquio, é pesquisador do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), desde 2005, onde atua na área de avaliação da conformidade e certificação de produtos espaciais, segurança de operações de lançamento espacial, normalização e regulamentação espacial. Atuou como pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do DCTA por mais de duas décadas, até 2004, onde coordenou e participou de desenvolvimento de produtos e sistemas aeroespaciais.

Painelista: Eng. Carlos de Oliveira Lino – INPE/LIT

Lino

Tecnologista do INPE, graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, mestre em Ciência Espacial pelo INPE. Natural de Campinas (SP), ingressou no INPE em 1979 para participar do programa MECB. Trabalhou na implantação do LIT e do CLA e nos programas espaciais MECB1/2/2A, CBERS1/2/2A e CBERS3/4. Atua também junto a ABNT e a ISO e atualmente é o responsável pela Qualidade no LIT.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.