sem categoria

IV Encontro termina neste sábado na sede da APVE

By 13 de agosto de 2016 No Comments

O IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação – Fomento à Cultura Aeroespacial chega à sua etapa final. A feira de livros sobre aviação segue ao longo deste sábado na sede da APVE, das 10h até as 17h30. Também serão realizados uma palestra e dois painéis. A entrada é franca e aberta ao público.

Nos estandes montados ao lado do auditório da APVE estão expostos mais de 100 títulos sobre aviação e cerca de 30 autores recebem os apaixonados pelo tema para um bate-papo descontraído.

Entre os escritores presentes está o jornalista especializado Edvaldo Pereira Lima, que lança a obra “Por Trás do Tapete Mágico – Histórias da Aviação”. O livro é uma antologia de reportagens especiais sobre aviação comercial realizadas por Edvaldo ao longo de mais de trinta anos de carreira, para revistas nacionais estrangeiras. Professor aposentado do Departamento de Jornalismo e Editoração da USP, o autor conseguiu dar ao livro um caráter histórico mantendo a emoção e estilo vibrante do jornalismo literário.

aa escritor “Por Trás do Tapete Mágico – Histórias da Aviação” traz entrevistas importantes pelo aspecto histórico como a do comandante Rolim e Omar Fontana, além de histórias de profissionais anônimos. Vale destacar também as quatro reportagens especiais sobre a Embraer: o lançamento do Brasília, um perfil do Maurício Botelho para uma revista americana, a história da criação, desenvolvimento e lançamento do Embraer 170 (muitas pessoas de vários níveis hierárquicos aparecem) e uma sobre pilotos de ensaio em voo.

 

livro 90-ANOScapaPaulo Laux também está presente neste sábado na sede da APVE, lançando o livro “90 anos da Aviação Comercial Brasileira”. A obra remonta a trajetória do transporte aéreo comercial no Brasil desde 1926, quando aconteceram as tratativas finais que resultariam no início do transporte “Por Avião” no país até a atualidade. Em 244 páginas, com mais de 400 fotos, fluem as histórias reais de sucessos, sonhos e paixões de mais de 120 empresas.

 

 

livro aasApaixonada por aviação desde criança, a jornalista especializada Solange Galante lança “A Ás”, seu primeiro romance. O livro conta a história fictícia da pioneira Sônia, primeira mulher a chegar a Piloto de Linha Aérea no Brasil. Num ambiente machista e preconceituoso, a personagem é obrigada a encarar vários desafios, mas sua grande paixão pela aviação a leva a um destino surpreendente.

 

 

Último dia ainda tem palestra e painéis

anequim_03

Aeronave Anequim, projetada na UFMG, que bateu cinco recordes de velocidade

O comandante Gunar Armin Halboth e o estudante de engenharia da UFMG André Lefèvre Goldenstein falam sobre o Projeto da Aeronave Anequim em uma palestra que acontece entre 10h e 11h deste sábado. O avião esportivo Anequim pesa 330 quilos e foi projetado por estudantes do Centro de Estudos Aeronáuticos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a supervisão do professor de engenharia aeronáutica Paulo Henriques Iscold, daquela instituição. Cerca de 30 alunos se envolveram no desenvolvimento da aeronave e alguns aproveitaram o projeto como tema para dissertação de mestrado ou trabalho de graduação. O Anequim bateu cinco recordes mundiais de velocidade entre aviões de até 500 quilos, atingindo a marca dos 521 km/h.

Das 11h30 às 13h, acontece o painel “A Indústria Aeroespacial Brasileira: características“, mediado pelo engenheiro Walter Bartels, presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). Este painel abordará as características da indústria aeroespacial brasileira, com ênfase no nível tecnológico e nos prêmios recebidos. Participarão do debate as empresas: FT Sistemas, Novaer e Winnstal, que aplicam tecnologias de alto nível à cadeia produtiva, e a FATEC de São José dos Campos, uma instituição de ensino que forma profissionais de altíssima qualificação.

Das 14h30 às 16h, o professor Ph.D. Donizeti de Andrade, do ITA, será o mediador do painel “Aspectos da Aviação Certificada e Experimental“. Neste painel os debates vão abordar do histórico da certificação às polêmicas atuais sobre as aeronaves experimentais e dos processos de certificação das aeronaves civil e militar, entre outros temas relevantes para os fabricantes de aeronaves.

 

Cerca de 1000 pessoas passaram pelo Encontro entre a noite de quinta-feira e o final da tarde de sexta-feira (12), veja fotos:

Engenheiro Ozires Silva autografa livro adquirido por leitora no Encontro, na sexta-feira

20160811_221420

O fotógrafo especializado em aviação Ricardo Beccari (à dir.) autografa exemplar do livro “Museu, Asas de um Sonho’, adquirido por Alexandre Falleiros (à esq). Ricardo fica no evento até as 17h30 deste sábado

Leitores fazem fila para conversar com Ozires SIlva, pegar autógrafo e tirar selfies na tarde de sexta-feira

 

aa Livros

Movimento na área de estandes de livros, ao lado do auditório da APVE; Encontro segue neste sábado até as 17h30

 

 

20160811_221349encontro-apve-988 Incaerencontro-apve-990encontro-apve-993encontro-apve-99520160811_201347_001encontro-apve-989 Incaer20160811_20121320160811_20101720160811_201947aa ozires leitores 2aa livros1aa ozires artistaA obra 1aa band

20160812_165545

O engenheiro Ozires Silva durante palestra “O DNA do Futuro da Aviação”

aa livros2 painel sistemas espacias embarcados 2painel sistemas espacias embarcados 1

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.