Skip to main content
Notícias

30 mil visitantes prestigiaram a programação do Portões Abertos DCTA 2018, em São José dos Campos

Movimento nos estandes do VI Encontro da Cultura Aeroespacial

 

O sucesso de público registrado pelo Portões Abertos DCTA 2018,  que aconteceu neste sábado (20), em São José dos Campos, é uma indicação da paixão e do reconhecimento da população joseense e de todo o Vale do Paraíba pelo setor aeroespacial.  Mais de 30 mil pessoas prestigiaram as dezenas de atrações promovidas ao longo do dia.

Muitos desses visitantes passaram pelos estandes do VI Encontro de Cultura Aeroespacial, que este ano registrou recorde de público e venda de livros. Com a participação de 30 jornalistas e escritores, esta sexta edição do Encontro aconteceu no Hangar X-10, onde foi construído o primeiro protótipo do Bandeirante, que  há 50 anos realizou o seu primeiro voo.

O cinquentenário foi comemorado na noite de sexta-feira (19), com uma emocionante homenagem aos pioneiros da indústria aeronáutica no Brasil, dentre eles, o coronel Ozires Silva. A solenidade marcou a abertura do VI Encontro de Cultura Aeroespacial, promovido pelo Hangar Cultural e Editora Somos

Portões Abertos

A programação do Portões Abertos do DCTA contou com exposição de aeronaves, saltos de paraquedistas, estandes de instituições públicas e privadas, e uma belíssima demonstração da Esquadrilha da Fumaça, ponto culminante da festa.

Os visitantes tiveram a oportunidade de ver expostos no campus do DCTA  os aviões Xavante AT-26,  Super-Tucano A-29, Tucano T-27, Embraer Legacy e helicópteros da FAB,  do Exército e da Polícia Militar, entre outras aeronaves. Paraquedistas da equipe Falcões da Força Aérea fizeram uma demonstração saltando de um Bandeirante.

Entre as instituições públicas que marcaram presença no evento, com exposições de equipamentos e projetos, estão o ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo),  o INCAER (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica) e o CENDOC (Centro de Documentação Aeronáutica).